Professores da MasterClass Piano 2023
Marta Zabaleta concluiu os seus estudos de música em São Sebastião com a idade de 16 anos, recebendo o primeiro prémio em piano. Continuou os seus estudos em algumas das mais prestigiadas academias europeias: o Conservatório Nacional Superior de Música em Paris, com Dominique Merlet, Rainha Sofia em Madrid, com Dmitri Bashkirov e Academia Granados-Marshall em Barcelona, com Alicia de Larrocha. Ganhou vários prémios em concursos internacionais, tais como Santander “Paloma O’Shea”, Darmstadt, Prémio Jaén e o Concurso Internacional Pilar Baiona, em Saragoça.
Ao longo da sua carreira extensa de concertista, Marta atuou como solista com orquestras de renome, tais como Orquestra de Câmara de Inglaterra, Orquestra Sinfónica de Londres, Orquestra Sinfónica Alemã (Berlim), Orquestra Nacional do País Basco, Orquestra Sinfónica da Rádio e Televisão Espanhola (RTVE), tal como orquestras sinfónicas de Bilbao, Extremadura, Castilha e Leão, Múrcia, Madrid, Galícia, Málaga, Granada, Valência e Rainha Sofia. Colaborou com maestros excecionais, tais como, Sir Colin Davis, Deniele Gatti, Harry Christophers, S Comissiona, C. Mandeal, M. Venzago, G. Varga, G. Neuhold, J. C. Spinossi, G. Pehlivanian, J. Mena, D. Wilson, L. Pfaff, J. M. Encinar, J. Amigo, M. Bragado, G. I. Ramos, e C. Wilkins. Foi convidada por conceituados festivais internacionais e salas de concerto, efetuando a sua estreia em Carnegie Hall com o violoncelista Asier Polo, colaborando também com o pianista Miguel Borges Coelho e com o Quarteto Ysaÿe.
Gravou vários CDs, incluindo obras de Joaquín Rodrigo (EMI), F. Escudero (CLAVES), música de câmara com Asier Polo (BBK) e Concerto para dois pianos de M. Pompey, com a RTVE. Gravou também o álbum “Pecados de juventude” com obras de Alicia de Larrocha e, recentemente, os CDs “Goyescas” e “El Pelele” de Granados, (La Má de Guido), tal como obras para violoncelo e piano de Rachmaninov e Franck (IBS Classical).
Em paralelo com a carreira concertista, Marta desenvolve uma intensa atividade pedagógica. Orientou masterclasses no Colégio Trinity Laban em Londres em universidades em Bogotá e Medellín, entre outros. Presentemente, é professora de piano em Musikene (Academia Superior de Música do País Basco) e, conforme o desejo da sua predecessora, Alicia de Larrocha, é diretora da Academia Granados-Marshall, em Barcelona. Nesta escola prestigiada, ela regularmente orienta masterclasses de virtuosismo e interpretação, com a particular ênfase no repertório espanhol. Recentemente foi condecorada com a Medalha Albéniz, atribuída pela Fundação Pública Isaac Albéniz.
O pianista e musicólogo croata/português Robert Andres é diplomado pela Academia de Música de Zagreb (Croácia), tendo posteriormente recebido uma bolsa do governo soviético para estudar no Conservatório de Música de São Petersburgo com D. A. Svetozarov, um discípulo do grande pianista russo Sofronitski. Prosseguiu o seu aperfeiçoamento em Viena e nos Estados Unidos onde, numa bolsa da Fundação Fulbright, estudou com Sequeira Costa na Universidade de Kansas, da qual recebeu o doutoramento em artes musicais, assim como um mestrado em musicologia. Tendo desta maneira assimilado as tradições das escolas russa, alemã e francesa, recebeu também conselhos valiosos de pianistas conceituados, tais como Pierre Sancan, Rudolf Kehrer, Claude Frank, Leonid Brumberg e Peter Katin.
Apresentou-se em recitais, concertos com orquestra e música de câmara em vários países europeus, tal como na Venezuela e nos Estados Unidos. Colaborou com artistas tais como Artur Pizarro, Lorenzo Di Bella, Grigori Zhislin, Zakhar Bron, Chiara Isotton e Dejan Ivanovic. O duo do pianístico com a sua esposa, a pianista irlandesa Honor O’Hea, continua, desde 1995, acolher respostas entusiasmadas tanto de críticos como de públicos.
Começou a sua atividade pedagógica no Colégio Kalamazoo, nos Estados Unidos, continuando-a desde 1993 no Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, sendo atualmente professor de quadro de piano e coordenador do departamento de instrumentos de tecla. Orienta também regularmente masterclasses de piano, e já integrou mais de vinte júris de concursos internacionais. Desde 1997 é Presidente da Direção e Diretor Artístico da Associação dos Amigos do Conservatório de Música da Madeira e é Diretor Artístico de Madeira PianoFest.
Tem escrito para revistas musicais especializadas, enciclopédias reputadas e jornais, em vários países. Em 2001 a editora americana Scarecrow Press publicou o seu livro sobre os inícios da abordagem científica da técnica pianística. No ano passado gravou um CD com obras para piano compostas na Madeira no séc. XIX. É investigador integrado do INET-md (Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos de Música e Dança) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova em Lisboa.