Yekaterina Lebedeva
A pianista russa Yekaterina Lebedeva é uma artista inovadora cuja paixão é tornar a música clássica acessível para todos. Tendo estudado no Conservatório Estatal em Kiev (Ucrânia), graduou-se em 1993 e entretanto
desenvolveu atividade concertista intensa,apresentando-se em festivais na Rússia e na Ucrânia. Mudou-se para Londres para estabelecer uma base europeia para o desenvolvimento da sua carreira. Em 1998 estreou-se na Purcell Room em Londres, no âmbito da série “Fresh” da SBC Young Musicians Platform, tendo-se posteriormente apresentado com regularidade em South Bank Centre e no estrangeiro.
Entre as suas atuações destacam-se a interpretação do concerto para piano e cordas de Schnittke, com a Orquestra Sinfónica de Cairo e do concerto para piano e sopros de Stravinsky, com a Orchestra of Colours em Atenas. Apresentou-se também em França, Áustria, Itália, Turquia, Dubai e Jordão, onde atuou sob patrocínio do Príncipe Ali Ben Al Hussein. Participou no Fórum Internacional de performance e pedagogia em Índia, atuando na sala mais prestigiada de Nova Deli, Teen Murti Bhavan.
Foi convidada para criar o programa musical da temporada artística “Breathless” em Londres, patrocinada por International Herald Tribune. Em três concertos, apresentou grandes obras clássicas com bailarinos de Rambert Ballet e coreografia original, tal como música contemporânea e joias desconhecidas da música soviética. Enquanto educadora, Lebedeva é professora no Trinity Laban Conservatoire of Music and Dance, ensina no Royal College of Music e no Instituto City Lit em Londres. Os seus alunos ganharam inúmeros
prémios internacionais, incluindo o primeiro prémio do concurso Lalla Meryem em Marrocos, segundo prémio no concurso Young Pianist of the North no Reino Unido, primeiro prémio no concurso da Beethoven Piano Society of Europe, segundo prémio no concurso internacional Scriabin em Paris, segundo prémio no concurso Piano Talents em Milão, segundo prémio no concurso internacional de Valletta, entre outros.
Dois dos seus alunos receberam Prémio Lang Lang e atuaram no Royal Festival Hall, no âmbito do concerto “Lang Lang Inspires”, tal como em Purcell Room e Queen Elisabeth Hall. Dois Alunos também tiveram uma masterclass com Lang Lang em Londres. A partir de janeiro deste ano, Benslow Music Trust instituiu recitais mensais pelos alunos de Lebedeva. Foi diretora artística do Young Virtuosi Festival em França durante cinco anos e é fundadora e diretora artística das masterclasses Musical Odissey em Nafplio, na Grécia. Presentemente está a trabalhar num filme sobre os “Frankfurt Five”, compositores britânicos do final do século XIX que estudaram em Frankfurto no Conservatório Dr. Hoch.