O pianista e musicólogo croata/português Robert Andres é diplomado pela Academia de Música de Zagreb (Croácia), tendo posteriormente recebido uma bolsa do governo soviético para estudar no Conservatório de Música de São Petersburgo com D. A. Svetozarov, um discípulo do grande pianista russo Sofronitski. Prosseguiu o seu aperfeiçoamento em Viena e nos Estados Unidos onde, numa bolsa da Fundação Fulbright, estudou com Sequeira Costa (aluno de V. da Mota, um dos últimos alunos de Liszt, tal como de M. Long e J. Fevrier) na Universidade de Kansas, da qual recebeu o doutoramento em artes musicais, assim como um mestrado em musicologia. Tendo desta maneira assimilado as tradições das escolas russa, alemã e francesa, recebeu também conselhos valiosos de pianistas conceituados, tais como Pierre Sancan, Rudolf Kehrer, Claude Frank, Leonid Brumberg e Peter Katin.

Apresentou-se em recitais, concertos com orquestra e música de câmara em vários países europeus, tal como na Venezuela e nos Estados Unidos. Colaborou com artistas tais como Artur Pizarro, Lorenzo Di Bella, Grigori Zhislin, Zakhar Bron, Chiara Isotton e Dejan Ivanovic. O duo do pianístico com a sua esposa, a pianista irlandesa Honor O’Hea, continua, desde 1995, acolher respostas entusiasmadas tanto de críticos como de públicos.

Começou a sua atividade pedagógica no Colégio Kalamazoo, nos Estados Unidos, continuando-a desde 1993 no Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, sendo atualmente professor de quadro de piano e coordenador do departamento de instrumentos de tecla. Orienta também regularmente masterclasses de piano, e já integrou mais de vinte júris de concursos internacionais. Desde 1997 é Presidente da Direção e Diretor Artístico da Associação dos Amigos do Conservatório de Música da Madeira e é Diretor Artístico de Madeira PianoFest.

Tem escrito para revistas musicais especializadas, enciclopédias reputadas e jornais, em vários países. Em 2001 a editora americana Scarecrow Press publicou o seu livro sobre os inícios da abordagem científica da técnica pianística. É investigador integrado do INET-md (Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos de Música e Dança) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova em Lisboa.