Professores da MasterClass Piano 2022

é considerado um dos mais proeminentes pianistas britânicos da sua geração, ativo não só como solista em recitais e concertos mas também em música de câmara, duo pianístico e colaboração com cantores. O seu reconhecimento internacional deve-se não apenas às inúmeras atuações e transmissões na Europa, Ásia e América do Norte, mas também à discografia extensa, sobretudo para a editora Hyperion. Coombs ganhou o segundo prémio no Concurso Nacional de Concertos para Piano e Orquestra com 13 anos e a Medalha de Ouro no Concurso Internacional Liszt em Sopron, Hungria, com 16 anos.

Estudou na Royal Northern College of Music e na Royal Academy of Music em Londres, com Gordon Green. As suas gravações a solo para a Hyperion incluem a integral de obras de Glazunov em quatro CDs tal como outros CDs com música russa de Scriabin, Arensky, Liadov e Bortkiewicz. Coombs fez mais de uma centena de transmissões para a BBC, enquanto solista e em música de câmara.

Atuou em vários festivais prestigiosos, tais como BBC Proms, Bath, Cheltenham, Spoleto, Sintra, Three Choirs, Snape Maltings, Lichfield, Salisbury, e Newbury. Ao longo da sua carreira dedicou-se sempre à educação, tendo ensinado no Royal Northern College of Music em Manchester e Guildhall School of Music and Drama em Londres. Foi o examinador externo do Royal College of Music, de 2004 a 2012, e presentemente é examinador externo para cursos de graduação e pós-graduação da Guildhall School of Music and Drama. Desde 2018, ensina na Purcell School em Londres e no Conservatório Real da Escócia.

Nascido em Lisboa em 1968, Artur Pizarro apresentou-se em público pela primeira vez aos três anos de idade e no ano seguinte apresentou-se na RTP ao lado do Professor Campos Coelho (aluno de Vianna da Motta, Isidor Phillip e Ricardo Viñes) no programa Histórias da Música de Victorino d’Almeida.

Os seus primeiros passos ao piano foram acompanhados pela sua avó materna, a pianista Berta da Nóbrega e pelo Professor Campos Coelho. Mais tarde, entre 1974 e 1990, Pizarro estudou em Portugal e nos EUA com Sequeira Costa (também aluno de Vianna da Motta tal como de Mark Hambourg, Marguerite Long, Jacques Février e Edwin Fischer). Durante um ano frequentou também a classe de Aldo Ciccolini no Conservatório Nacional Superior de Paris e recebeu aulas de Bruno Rigutto. Esta linhagem deu a Pizarro um raro conhecimento da escola francesa e da alemã diretamente da Idade d’Ouro do pianismo do século XX. Artur Pizarro detém três primeiros prémios de concursos internacionais, nomeadamente o Concurso Vianna da Motta em 1987, o Greater Palm Beach Invitational Piano Competition de 1989 (onde seis primeiros prémios de concursos internacionais são convidados a competir) e o Leeds International Piano Competition de 1990 que verdadeiramente lançou a sua grande carreira internacional.

Artur Pizarro atua regularmente em recitais a solo, em duo de piano com Rinaldo Zhok e em concertos de música de câmara. Apresenta-se também com as mais prestigiadas orquestras por todo o mundo, e foi dirigido por maestros tais como Sir Simon Rattle, Philippe Entremont, Yan Pascal Tortelier, Sir Andrew Davis, Esa-Pekka Salonen, Yuri Temirkanov, Vladimir Fedoseev, Martyn Brabbins, Tadaaki Otaka, Tugan Sokhiev, Yakov Kreizberg, Yannick Nezet-Seguin, Libor Pesek, Vladimir Jurowski, Ion Marin e Sir Charles Mackerras. Pizarro tem uma extensa discografia (perto de 50 CDs) e as suas gravações constam nos catálogos da Collins Classics, Hyperion Records, Linn Records, Brilliant Classics, Klara, Naxos, Danacord, Phoenix Edition, Cappricio, Cavi, e Odradek Records para a qual recentemente gravou a integral da obra para piano de Sergei Rachmaninov, obras de Dvořák para piano a quatro mãos com Rinaldo Zhok gravou, e o concerto para piano e orquestra de Poulenc com Thomas Rösner e a Orquestra Sinfonica de Bamberg. Lançamentos futuros incluem um CD a solo com obras de Schumann, a integral dos Concertos para piano e Orquestra de Beethoven com a Orquestra Sinfónica de Wuppertal e a maestrina Júlia Jones, e os concertos de Bach para 2, 3 e 4 pianos com a Orquestra de Câmara da Lituânia e os pianistas Nick van Bloss, Kiveli Dörken e Danae Dörken. Em reconhecimento da relevância da sua arte, Artur Pizarro foi galardoado na sua terra natal com o Premio Bordalo, o Premio SPA, a Medalha de Mérito Cultural da Cidade de Funchal e a Medalha de Mérito Cultural de Portugal. Em 2014 foi-lhe atribuído o Prémio Albéniz pelo Festival Albéniz em Camprodon, Espanha, reconhecendo o seu trabalho pela divulgação da Suite Iberia através da sua gravação e inúmeras atuações em palco. Atualmente leciona no seu estúdio em Oeiras e frequentemente orienta masterclasses em vários locais internacionais.

 

O pianista e musicólogo croata/português Robert Andres é diplomado pela Academia de Música de Zagreb (Croácia), tendo posteriormente recebido uma bolsa do governo soviético para estudar no Conservatório de Música de São Petersburgo com D. A. Svetozarov, um discípulo do grande pianista russo Sofronitski. Prosseguiu o seu aperfeiçoamento em Viena e nos Estados Unidos onde, numa bolsa da Fundação Fulbright, estudou com Sequeira Costa na Universidade de Kansas, da qual recebeu o doutoramento em artes musicais, assim como um mestrado em musicologia. Tendo desta maneira assimilado as tradições das escolas russa, alemã e francesa, recebeu também conselhos valiosos de pianistas conceituados, tais como Pierre Sancan, Rudolf Kehrer, Claude Frank, Leonid Brumberg e Peter Katin.

Apresentou-se em recitais, concertos com orquestra e música de câmara em vários países europeus, tal como na Venezuela e nos Estados Unidos. Colaborou com artistas tais como Artur Pizarro, Lorenzo Di Bella, Grigori Zhislin, Zakhar Bron, Chiara Isotton e Dejan Ivanovic. O duo do pianístico com a sua esposa, a pianista irlandesa Honor O’Hea, continua, desde 1995, acolher respostas entusiasmadas tanto de críticos como de públicos.

Começou a sua atividade pedagógica no Colégio Kalamazoo, nos Estados Unidos, continuando-a desde 1993 no Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, sendo atualmente professor de quadro de piano e coordenador do departamento de instrumentos de tecla. Orienta também regularmente masterclasses de piano, e já integrou mais de vinte júris de concursos internacionais. Desde 1997 é Presidente da Direção e Diretor Artístico da Associação dos Amigos do Conservatório de Música da Madeira e é Diretor Artístico de Madeira PianoFest.

Tem escrito para revistas musicais especializadas, enciclopédias reputadas e jornais, em vários países. Em 2001 a editora americana Scarecrow Press publicou o seu livro sobre os inícios da abordagem científica da técnica pianística. No ano passado gravou um CD com obras para piano compostas na Madeira no séc. XIX. É investigador integrado do INET-md (Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos de Música e Dança) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova em Lisboa.